Atividades Sócio-Educativas

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Atividades Sócio-Educativas

CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS E TURNOS POR FAIXA ETÁRIA- ORGANIZAÇÃO
A divisão dos grupos se fará levando em consideração a faixa etária. Os grupos serão constituídos de no máximo 30 atendidos. Em cada turno manhã e tarde, orientados e dirigidos por orientadores socioeducativos, de acordo com o critério de divisão abaixo:
Turma 01 – Alunos na faixa etária de 06 á 08 anos (manhã e tarde).
Turma 02 – Alunos na faixa etária de 09 á 11 anos (manhã e tarde).
Turma 03 – Alunos na faixa etária de 12 á 14 anos (manhã e tarde).

AÇÕES OFERTADAS PELO SERVIÇO:
TRABALHO SOCIAL
a) Acolhida e escuta;
b) Realização de entrevistas, visitas domiciliares;
c) Orientação e encaminhamentos;
d) Fortalecimento da função protetiva da família;
e) Desenvolvimento de ações de convívio familiar e comunitário;
f) Identificação e encaminhamento das famílias que possuam perfil para inserção em programas de transferência de renda;
g) Mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio;
h) Realização de grupos de convívio e fortalecimento de vínculos;
i) Mobilização para a cidadania;
j) Articulação com o CRAS de referência;
k) Elaboração de relatórios e manutenção de prontuários.

TRABALHO SOCIOEDUCATIVO
a) Realização de trabalho com famílias, objetivando o fortalecimento do grupo familiar;
b) Realização de atividades de convivência grupal;
c) Apropriação das famílias dos recursos do território;
d) Informação, comunicação e defesa de direitos;
e) Desenvolvimento de ações e vivências pautadas pelo respeito a si próprio e aos outros, fundamentadas em princípios éticos de justiça e cidadania;
f) Desenvolvimento de ações e experiências que possibilitem o desenvolvimento de potencialidades e a ampliação do universo informacional e cultural;
g) Desenvolvimento de ações de convivência grupal;
h) Mediação de conflitos por meio de diálogo, compartilhando outros modos de pensar e agir.

AQUISIÇÕES DOS USUÁRIOS
a) Acesso a ambiente acolhedor e espaços reservados a manutenção da privacidade do (a) usuário (a);
b) Vivenciar experiências que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
c) Acesso à rede socioassistencial e a serviços de outras políticas públicas;
d) Inserção e permanência na rede de ensino;
e) Vivenciar experiências que possibilitem lidar com potencialidades e limites, de forma construtiva;
f) Vivenciar experiências de participação em projetos sociais, esportivos e culturais;
g) Ampliar a capacidade protetiva de sua família e a superação de suas dificuldades;
h) Vivenciar experiências no processo de formação e intercâmbios com grupos de outras localidades;
i) Reconhecer seus direitos como cidadão;
j) Ter oportunidade de avaliar as atenções recebidas, expressar opiniões e reivindicações.

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